HOMEOPATIA CLÁSSICA

O Que é

A homeopatia é um método terapêutico que prescreve e  um paciente , através de uma fórmula muito diluída e em doses mínimas, uma substância que poderia, em doses elevadas, levar uma pessoa sadia a ter os sintomas semelhantes ao da doença que tem a intenção de tratar.

Ou seja, ela se utiliza das mesmas substâncias que produzem os sintomas em indivíduos saudáveis e que podem tratar ou pelo menos aliviar, inúmeras doenças, baseada no princípio “Similia Similibus Curantum” (semelhante cura semelhante).

Remédios homeopáticos são produzidos através dos extratos vegetais, animais e minerais em fórmulas muito diluídas e na sucessão de mistura.

Os substratos podem ser diluídos em água ou álcool, fazendo com que a mistura passe por um processo de agitação.

Como Surgiu

A homeopatia clássica, hahnemanniana, foi trazida ao Brasil pelo francês Benoit Jules Mure, um dos discípulos do médico alemão e fundador da homeopatia Christian Friederich Samuel Hahnemann (1755-1843).

Foi na cidade do Rio de Janeiro que Benoit Mure deu início ao ensino e a prática da homeopatia e também a sua divulgação.

O médico português João Vicente Martins foi o primeiro discípulo do francês aqui no Brasil, e foi responsável por levar a homeopatia para o Norte e Nordeste do país. E finalmente em 02 de julho de 1859 foi fundado o Instituto Hahnemanniano do Brasil (IHB) na cidade do Rio de Janeiro.

Foi no final do século passado que a homeopatia se propagou com o apoio oficial do governo republicano, reconhecendo o ensino e a prática dessa maneira alternativa de medicina. E no dia 04 de julho de 1980, a homeopatia foi reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina.

No mesmo ano foi fundada a AMHB (Associação Médica Homeopática Brasileira), ganhando maior apoio da classe médica.

Depois de passar por muitos desafios, entre eles o de enfrentar o preconceito no meio acadêmico, a homeopatia no Brasil vem sendo cada vez mais aderida e reconhecida pelo público em geral, principalmente por fazer parte da Medicina Integrativa, que para o bem de todos está cada vez mais sendo acatada por médicos de todo o mundo.

Dra Gesika Amorim acredita na individualização do ser humano, de cada paciente e utiliza a homeopatia como parte integral de todos os seus tratamentos.

Benefícios

O tratamento com a homeopatia traz uma série de benefícios, entre eles:

• Fortalece o sistema imunológico prevenindo as doenças agudas.
  • Ajuda no tratamento das doenças crônicas.
  • Favorece o aprendizado em todas as etapas e idades da vida.
  • Pode resolver traumas mentais e emocionais recentes e antigos.
  • Ajuda a pessoa a evitar o uso de drogas, além de facilitar o tratamento de dependência de vícios.
  • Equilibra a pessoa, reduzindo os índices de violência.
  • Ajuda a reequilibrar a genética humana.
  • Ajuda a manter o indivíduo saudável.
  • Capacita as pessoas tomarem mais consciência de seus atos.
  • Possibilita o aumento da qualidade de vida.
  • Possibilita o rejuvenescimento em qualquer fase da vida.
  • Diminui a incidência de epidemias e doenças.
  • Integra os seres vivos entre si, promovendo um convívio mais harmonioso.
  • Os remédios são comercialmente acessíveis e sem resíduos químicos.
  • Não polui o meio ambiente.
  • Pode complementar o sistema de saúde vigente.

Agende uma Consulta com a Dra. Gesika Amorim