MEDICINA INTEGRATIVA
Medicina Integrativa, ao contrário do que pode se pensar, não é uma especialidade da Medicina, mas sim, uma maneira do profissional medico usar todos os seus recursos e conhecimentos disponíveis dentro da medicina convencional ou não, de forma ampla e integral, a fim de individualizar o paciente e trata-lo de maneira única, contribuindo para o tratamento de doenças e principalmente para uma significativa melhora da qualidade e expectativa de vida do paciente.
Um exemplo simples: Quando o paciente vem ao consultório com uma amigdalite, a medicina convencional vai tratar aquela amigdalite com um antibiótico.
Na medicina integrativa trabalharemos o organismo de acordo com as suas individualidades e com as suas características próprias, a fim de evitar que ele desenvolva uma amigdalite de repetição.
Diversos recursos além da medicina convencional podem e devem ser usados na Medicina Integrativa; temos por exemplo: a homeopatia, a medicina ortomolecular, a Ozonioterapia, a medicina quântica e vibracional, as múltiplas psicoterapias, a nutrologia, o condicionamento físicas, o estudo do sono, da respiração, a relação com o Universo…ou seja, tudo que possa contribuir para o aumento da qualidade de vida do paciente .
Na medicina integrativa trabalhamos com uma análise profunda de quem é o indivíduo e como este funciona e se relaciona com a vida, o indivíduo passa por uma rígida e completa anamnese e investigação clínica, metabólica, laboratorial e de imagem se necessário.
Somente depois desta avaliação e resultados é que podemos traçar o tratamento individualizado e personalizado para este indivíduo a fim de que ele desfrute da melhor forma de otimizar a sua qualidade de vida.
Para isso, colocaremos os hábitos que deverão ser alterados , as mudanças que deverão acontecer em sua alimentação, os suplementos ele deve receber para a melhora do seu metabolismo, como vamos melhorar o funcionamento de seu intestino, como vamos reforçar a sua imunidade, usando por exemplo, a homeopatia e a Ozonioterapia . Melhorar a eliminação de substâncias tóxicas;( DETOX) ,fazer uso da medicina ortomolecular a fim de aprimorar o funcionamento celular ; podemos avaliar encaminha-lo para a psicoterapia, nutricionistas, indicaremos uma atividade física para a melhora do seu sono, por exemplo, entre diversas outras ações que contribuirão para que este indivíduo tenha uma excelente qualidade de vida.
Na Medicina Integrativa, o médico reconhece que o paciente vai muito além dos sintomas de uma doença!
Todos os Direitos Reservados – Dra Gesika Amorim ©- 2020
Desenvolvido por MMelo Assessoria