PROFISSIONAIS DA SAÚDE COM FILHOS PEQUENOS

PROFISSIONAIS DA SAÚDE COM FILHOS PEQUENOS

Tenho recebido diversos relatos de colegas médicos e profissionais da área da saúde em geral, que diariamente tem enfrentado o sofrimento dos filhos pequenos, que vivem verdadeiras crises de pânico todas as vezes que os pais tem que sair para trabalhar, pois as crianças acreditam piamente que seus pais não voltarão para casa. Acreditam que seus pais serão contaminados pelo Covid-19, adoecerão e morrerão.

Isso é muito preocupante. Por isso é extremamente necessário que falemos sobre como agir diante desta problemática.

O principal a se fazer neste momento é conversar com seu filho. Você precisa sentar com ele, e usando  uma linguagem adequada para a idade dele, com calma, explicar a realidade de fato, ou seja, que neste momento ainda não podem  sair de casa para as atividades normais e nem podem sair para ver o vovô e a vovó porque lá fora existe uma doença que é perigosa, mas que vai passar e que tudo vai ficar bem.

Não minta ou esconda a realidade sobre o vírus para o seu filho, mas não maximize o fato. Apenas explique tudo que está acontecendo de uma forma simples, as crianças confiam nos adultos, e usando uma linguagem própria para cada idade, eles entenderão.

Explique que a mamãe e o papai precisam sair de casa para trabalhar, mas, que eles não precisam que se preocupar porque estes estão tomando todo cuidado necessário, estão se prevenindo de todas as formas possíveis e que não vão morrer. E ainda que fiquem doentes, eles vão se tratar e tudo vai ficar bem!

Afirme o quanto puder que tudo vai ficar bem e que tudo vai dar certo ainda que você ou algum familiar adoeça.

Outra coisa muito importante também é tirar a criança da frente da TV, dos noticiários, dos jornais, pois isso e um fator de  estresse muito grande em todos nós,  e para a criança é ainda pior, uma vez que ela não tem condições de distinguir o que é exagero, o que é real e o que não é. Não é de modo algum saudável pra ninguém, muito menos para uma criança que essa energia de negatividade paire por perto. Converse com seu filho!

Juntos, todos sairemos desta! Vai passar!!

Deixe uma resposta